Tipos de Metamorfismo

Os tipos de metamorfismo são definidos em função do predomínio ou da intensidade de um ou mais fatores metamórficos. Um dos critérios para classificar o metamorfismo é a extensão da área atingida. Assim, e segundo este critério, definem-se dois tipos de metamorfismo:
Metamorfismo local- de carácter bastante localizado;
Metamorfismo regional- que afeta extensas áreas.

Metamorfismo de contacto

É um exemplo de metamorfismo local resultante da instalação de um magma, no seio de rocha pré-existentes. Estas intrusões magmáticas metamorfizam as rochas circundantes, criando uma auréola de metamorfismo, devido, essencialmente, à sua elevada temperatura e à libertação e fluidos. O metamorfismo de contacto também pode ser causado por extrusões magmáticas sendo o metamorfismo, neste caso, de baixo grau dado que, à superfície da Terra, o arrefecimento das lavas é muito rápido.

Principais fatores de metamorfismo: Calor e fluidos emanados pelo magma;
Efeito nas rochas: não apresentam orientação – rochas não foliadas;

Metamorfismo regional

É um tipo de metamorfismo mais frequente e ocorre em vastas áreas, afetando uma grande extensão de rochas na sequência de fenómenos tectónicos de larga escala, como por exemplo, o afastamento e a colisão de placas litosféricas.
As rochas de metamorfismo regional caracaterizam-se por sucessivas fases de recristalização e de deformação, devido à ação combinada e crescente das condições de tensão e temperatura.

Principais fatores de metamorfismo: principalmente a pressão;
Efeito nas rochas: orientação dos minerais tabulares paralelamente entre si e perpendicularmente com as forças – rochas foliadas.